sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Leão Branco



Nome científico: Panthera leo
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Tamanho: Chega a medir de 2 a 3 metros de comprimento.
Espécie: P. leo
Subespécie: P. leo krugeri
Peso: Chega a pesar 115 kg.
Vida média: Vivem aproximadamente 18 anos na natureza e 30 anos em cativeiro.
Características: Distingue-se dos outros apenas pela sua pelagem muito clara, quase branca, causada por anomalias em seus genes. Os seus olhos são dourados ou azuis.
Esta característica não acarreta problemas fisiológicos – ao contrário do albinismo, o leucismo não confere maior sensibilidade ao sol. No entanto constitui uma desvantagem, pois o fato de ter a pele muito clara reduz a sua capacidade de se camuflar na caça às suas presas.
Existem também leões brancos por albinismo; esses possuem os olhos vermelhos e apresentam grande sensibilidade ao sol. São raros e ameaçados de extinção.
O leões brancos estão em estado crítico de extinção, possivelmente extintos da natureza.
Alimentação: Os leões caçam animais grandes, como antílopes, girafas e zebras. 
Às vezes, é toda a família que se alimenta de uma só presa, os restos do animal, depois, são devorados por abutres, hienas e o chacal (decompositores).
Quando os leões estão mais velhos, alimentam-se de roedores, répteis, escorpiões, gafanhotos, animais pequenos, débeis ou enfermos. Mas quando ferido ou importunado, o leão não oferece perigo ao homem.
Habitat: O leão branco vivia na savana, porém agora vive em cativeiros, na África do Sul, França, Estados Unidos, Brasil.  
ReproduçãoOs Leões branco, vivem em grandes bandos na natureza, a maioria das fêmeas dão crias a cada 2 anos, sendo sua gestação de 100 a 108 dias, nascendo de 3 a 4 filhotes, com manchas tigradas em seus membros, as quais desaparecem após 6 meses de idade.
Curiosidades: Os povos da África do Sul tinham crenças religiosas relacionadas ao leão branco. Ele era relacionado à prosperidade e à abundância e sua presença era uma espécie de dádiva divina. Também eram muito venerados pelos povos locais, que acreditavam que sua cor branca era um sinal da benevolência que deveria existir dentro de todos os seres vivos. Existia também uma crença que dizia que certo dia a muito tempo atrás um meteoro caiu na África e de dentro do meteoro saia uma voz que chamava por Numbi (rainha de uma pequena tribo na África), Numbi então entrou no meteoro e desapareceu, depois de algum tempo Numbi voltou, porém estava jovem e deslumbrante, depois começaram a perceber algo estranho no lugar onde havia caído o meteoro, as leoas estavam tendo filhotes brancos como a neve, olhos azuis e dourados brilhantes e é assim a origem a lenda dos leões brancos. Pela crença africana.

Um comentário: