segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cervo- do- pantanal

 




Nome científico: Blastocerus dichotomus
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Subfamília: Odocoileinae
Gênero: Blastocerus
Tamanho: Chegam a medir 2 metros de comprimento.
Espécie: B. dichotomus
Peso: Chega a pesar 150 kg.
Vida média: Vivem aproximadamente 30 anos.
Categoria: Ameaçado (vulnerável) de extinção.
Características: É o maior cervídeo da América do Sul. Estes, possuem chifres ramificados, com até 6 ramos em cada lado, atingindo até 50 cm de comprimento. Possui uma pelagem castanho-avermelhada com o focinho e as extremidades dos membros pretas, sendo que os cascos chamam atenção por possuírem membranas interdigitais.
Alimentação: As observações do cervo-do-pantanal sempre foram em regiões que são alagadas durante a estação chuvosa (principalmente onde existe a gramínea Andropogon) e sua dieta constitui-se de pelo menos 35 espécies vegetais, principalmente, plantas aquáticas como a Pontederia cordata.
Habitat: O cervo-do-pantanal é extremamente dependente de plantas aquáticas, de forma que habita áreas inundáveis com até 60cm de profundidade e com uma cobertura vegetal baixa, com territórios de até 64km² para os machos e 33km² para fêmeas. Ambientes ótimos para o cervo-do-pantanal se caracterizam pela presença de ciperáceas e gramíneas e é possível que ele se adapte a áreas mais antropizadas, desde que não seja caçado.Já habitou extensas áreas do Brasil Central, Bolívia, Paraguai, Peru e Argentina. Entretanto, sua distribuição está reduzida e restrita muitas vezes, a populações isoladas, como o que ocorre no estado de São Paulo (apenas são encontrados no Parque Estadual Aguapeí Parque Estadual do rio do Peixe). No Pantanal, na Ilha do Bananal, no rio Araguaia e no rio Guaporé e em várzeas remanescentes do rio Paraná, essa espécie ainda é relativamente comum.
Reprodução: As fêmeas se reproduzem uma vez por ano, com uma gestação de 271 dias, parindo apenas um filhote por gestação (dificilmente dois). Existe um pico no acasalamento entre outubro e novembro, mas é possível avistar mãe e filhotes o ano todo.
Curiosidades: cervo-do-pantanal, é também chamado de cervosuaçuetêsuaçupucu e veado-galheiro, é um mamífero ruminante da família dos cervídeos. Pouco se sabe do comportamento dessa espécie na natureza. Costuma não ser ativo à noite, e andar isolado, embora, possa ser avistado em grupos de até 5 indivíduos, sendo que geralmente, tais grupos constituem-se de fêmeas com filhotes, já que não foi constatada a formação de haréns. Tem quatro dedos, mas só caminha com os dois do meio que são protegidos pelo casco. Os cascos desse animal podem ficar completamente abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantém unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que o animal afunde no lodo. Algumas espécies podem correr a 65 km/h e dar saltos de até 5 metros de distância. Caçado por causa do chifre e de seu couro. Os índios da América do Sul fazem vários tipos de remédios com as galhadas. Os machos têm galhadas para poder lutar pelas fêmeas e decidirem quem será o líder do bando. Os principais motivos de sua ameaça de extinção é: a caça ilegal, destruição de seu habitat e doenças introduzidas por animais domésticos como a Febre Aftosa e Brucelose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário