sábado, 27 de outubro de 2012

Golfinho- do- crepúsculo

 Lagenorhynchus australis - reino: Animalia filo: Chordata classe: Mammalia ordem: Cetacea subordem: Odontoceti família: Delphinidae Gray, 1821 gênero: Lagenorhynchus espécie: Lagenorhynchus australis (Peale, 1848) nome popular: [b]golfinho do sul[/b] ou [b]golfinho de peale[/b] habitat: águas ao redor da terra do fogo, américa do sul tamanho: 2,10 a 2,18 metros peso: 115 Kg alimentação: peixes, moluscos e crustáceos gestação: 10 a 12 meses população estimada: sem informação curiosidades: vive em grupos de 5 a 20 indivíduos. apesar de pouco estudada, a longevidade da espécie é estimada em 10 anos. http://www.arkive.org/peales-dolphin/lagenorhynchus-australis/video-00.html foto: the encyclopedia of earth - Fotolog


Nome científico: Lagenorhynchus obscurus
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Gênero: Lagenorhynchus
Tamanho: Chega a medir 2,20 metros de comprimento.
Espécie: L. obscurus
Peso: Chega a pesar 115 kg.
Vida média: Vivem aproximadamente 10 anos.
Categoria: Ameaçado de extinção.

Características: É um golfinho como qualquer outro, tem apenas algumas diferenças fisicas: Focinho menor. Tom preto com manchas brancas, uma que no fim se divide em duas, a mancha da cauda.

Alimentação: peixe, molusco, e às vezes de crustáceos. Conseguem comer a maior parte das sardinhas de um cardume, nadando à sua volta de modo a conseguirem concentrá-las e comê-las.

Habitat:golfinho-do-crepúsculo, é um cetáceo da família dos delfinídeos, encontrado nas águas temperadas frias continentais da América do Sul, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e ilhas Kerguelen.

Reprodução: Acasalamento e nascimento de golfinhos: Os mais íntimos detalhes de acasalamento e nascimento de golfinhos, têm permanecido escondidos da observação humana. Muitos investigadores possuem apenas uma vaga ideia dos hábitos reprodutivos dos golfinhos. Pensa-se que o acasalamento será sazonal. Observando golfinhos em cativeiro, os cientistas determinaram o tempo de gravidez exato para algumas espécies. Alguns têm média de 10 a 12 meses. Mas o período de gestação continua desconhecido para a maior parte das espécies de golfinhos. Os cientistas creem também que quase todas as espécies são promiscuas (partilham as fêmeas). O acasalamento é realizado de barriga para barriga como as baleias e muitas fêmeas não reproduzem todos os anos. Geralmente os bebês começam a sair de sua mãe pela cauda. Por vezes existe uma fêmea a ajudar no processo.
O pai do golfinho bebê não participa na vida ativa e tratamento do seu filho, porém algumas espécies, há fêmeas cuja função é a de babá. Ao nascer, o bebê golfinho já é bem grandinho, mas, ainda assim, dá um trabalho enorme à mãe. Nos primeiros tempos, além de amamentá-lo, ela precisa levá-lo de vez em quando à superfície para respirar. Passada essa fase inicial, o pequeno passa a usar a narina que tem no alto de sua cabeça, mas continua a depender da mãe para se alimentar por cerca de um ano.

Curiosidades: Vive em grupos de 5 a 20 indivíduos. São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e os seres humanos. Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário