sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mico-leão-de-cara-dourada




mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) é um primata brasileiro ameaçado de extinção, pertencente a família Cebidae. É endêmico das florestas do sul da Bahia, sendo encontrado, atualmente, em algumas poucas unidades de conservação, como a Reserva Biológica de Una. Apesar de estar "Em Perigo", é a espécie do gênero Leontopithecus que possui maior população e corre menos risco de extinção a curto prazo.

Taxonomia e Evolução

A princípio, era considerado como subespécie de Leontopithecus rosalia, hoje é considerado uma espécie distinta, assim como os outros táxons do gênero. Embora possua notável semelhança com omico-leão-dourado, o mico-leão-de-cara-dourado não é diretamente relacionado a este último, e dados moleculares apontam por ser a primeira espécie de mico-leão que surgiu, sendo considerada a mais basal. Alguns dados morfométricos apontam para uma grande semelhança entre esta espécie e o mico-leão-de-cara-preta.

Distribuição Geográfica e Hábitat

Esta espécie de mico-leão é encontrada no sul da Bahia, principalmente na região de Ilhéus e Una. Sua área de ocorrência chegava a quase 20.000 km², hoje bastante reduzida, com a maior população conhecida se concentrando na Reserva Biológica de Una. Habita principalmente a floresta ombrófila de terras baixas, sendo também encontrados nas restingas e florestas secundárias. A cabruca, onde é feito o plantio de cacau, eventualmente é utilizada pelo mico-leão-de-cara-dourada, desde que persistam altas árvores nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário