quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tamanduá Bandeira





Descrição
Maior representante da família Myrmecophagidae, podendo atingir até 2,1m de comprimento e 45 kg de peso. Não possui dentes, e sua língua pode atingir até 61 cm de comprimento, mas apenas com 13mm de largura. Produz uma saliva viscosa em que formigas e cupins são retidas. Possuem três dedos nas patas anteriores e cinco nas patas posteriores. Geralmente são cinzas, com membros brancos, com uma banda diagonal preta e branca na altura dos ombros. Os tamanduás tendem a andar sobre os nós dos dedos, devido ao longo comprimento de suas garras .
Hábitat
Habita uma grande variedades de ambientes, desde florestas tropicais chuvosas até ambientes savânicos e campos abertos, sendo mais comuns nestes últimos.
Foi registrada sua presença desde Honduras na América Central, até o Chaco boliviano, ParaguaiArgentina e por todo o Brasil. Entretanto é considerado extinto em algumas regiões da América Central, do Uruguai e sul do Brasil.
Alimentação
O tamanduá-bandeira é um dos mais especializados predadores que existem, se alimentando quase que exclusivamente de formigas e cupins. Entretanto, existe também uma preferência entre as espécies de formigas e cupins que são predadas pelo tamanduá levando-se em consideração o valor nutricional, disponibilidade e a resposta de suas presas ao ataque. E embora exista uma preferência de espécies tanto em cativeiro como em liberdade, essas preferências podem diferir nas duas situações.
Comportamento e Ecologia
São geralmente solitários, noturnos em ambientes mais perturbados pelo homem, podendo ocupar áreas de até 11,9 km² (como mostrado em estudos feitos com animais monitorados no Pantanal) mas geralmente, seus territórios são menores do que isso. A área de vida de vários tamanduás podem se sobrepor, aumentando a densidade por km. As fêmeas são mais tolerantes ao encontro com co-específicos do mesmo sexo, visto que existe uma maior sobreposição de territórios entre fêmeas e os machos se colocam em encontros agonísticos mais frequentemente que as fêmeas.
O tamanduá-bandeira é encontrado em uma ampla variedade de ambientes, entretanto, dados de animais do Pantanal mostram que eles costumam forragear em campos na bordas de lagoas e pastagens, sendo que muito pouco dessa atividade é realizada dentro de florestas e ambientes mais fechados.
Reprodução
É uma espécie que não possui estação de acasalamento, se reproduzindo durante o ano todo, e tendo vários partos ao longo do ano . Foi verificado que a gestação dura cerca de 184 dias . As fêmeas dão a luz a um filhote de cada vez, que fica com ela até ela ficar grávida novamente. Alcançam a maturidade sexual entre 2,5-4 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário