domingo, 28 de outubro de 2012

Jacaré- de- papo- amarelo

Jacare De Papo Amarelo

Nome científico: Caiman latirostris
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Gênero: Caiman
Tamanho: Chega a medir 4 metros de comprimento.
Espécie: C. latirostris
Peso: Pesa em torno de 70 a 140 kg.
Vida média: Vivem aproximadamente 50 anos.
Categoria: Ameaçado de extinção.
Importância ecológica: Os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.
Características: Sua cor é esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado. A cauda tem a forma de serra e é forte como um chicote. Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol.
Alimentação: Sua alimentação é baseada principalmente em peixes, anfíbios, pássaros e pequenos mamíferos. Essa dieta carnívora é facilitada pelos dentes fortes e a mordida potente. Podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.

Habitat: O jacaré-de-papo-amarelo é um jacaré típico da América do Sul, gosta de lagos, lagoas, rios, brejos e mangues e pode ser encontrado, também, em florestas tropicais, no Uruguai, Argentina e leste da Bolívia.
Reprodução: O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com muita água.
Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios. A fêmea coloca seus ovos, que são cerca de 20 a 50 ovos, 
num ninho construído entre a vegetação, próximo à água, e cobre os mesmos com folhas secas e areia, até eclodirem, o que demora cerca de 80 dias. Após a postura, a fêmea torna- se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos, pois, estes podem ser presas de animais como o teiú, o quati e o guaxinim. 
Quando o momento do nascimento se aproxima, o filhote vocaliza de dentro do ovo para chamar a mãe e avisá-la que é hora de sair pro mundo. Os recém-nascidos vão direto pra água e se alimentam por conta própria, embora sob os olhares atentos dos pais, pois esses filhotes são presas fáceis para predadores como gaviões e outras aves.
Curiosidades:Apesar de predador e carnívoro, ele é uma vítima da poluição do seu habitat e da caça predatória. Felizmente, a caça foi proibida e a população desses répteis voltou a crescer, mas mesmo assim os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA.
São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.

Um comentário: